Dicas de Sites para Baixar e imprimir modelos 3D
Site do Cults.

Dicas de Sites para Baixar e imprimir modelos 3D

 

Comprei minha impressora 3D e agora? O que imprimir? Tenho que desenhar tudo que quero imprimir? E se eu não souber desenhar? Onde encontro arquivos de qualidade? Calma que hoje iremos responder a todas essas perguntas, aqui mesmo no blog Inovector3D.

Felizmente para profissionais e amadores do universo de impressões 3D, nossa comunidade é gigante, colaborativa, e muito generosa. Isso quer dizer que temos diversos sites, chamados repositórios, de arquivos para impressão, dos mais diversos formatos, tipos, nichos e aplicações. Sendo algumas plataformas são gratuitas, enquanto que outras cobram uma pequena taxa por download de modelo.

Sem mais delongas, vamos ao nosso lista:

  • Thingiverse

Impossível falar de repositórios para modelos de impressão 3D sem falar nesse gigante. O Thingiverse é hoje, em disparado, o maior site de modelos para impressão 3D o mundo, são mais de 2 milhões de modelos em diversas categorias: arte, ferramentas, acessórios para o dia a dia, modelos de animais, veículos, utilidades para casa, e uma série de outros itens que só indo lá para conferir.

Página inicial do Thingiverse
Figura 1. Página inicial do Thingiverse.

Todos os itens disponíveis no Thingiverse são totalmente gratuitos para download e impressão, e foram colocados lá por usuários do portal, uma vez que este permite que você crie sua própria conta, e compartilhe seus modelos com outros usuários, bem como favorite, comente, e avalie modelos disponíveis no site.

  • MyMiniFactory

O MyMiniFactory é um repositório de arquivos para impressão 3D, porém um pouco mais voltada a cultura gamer e o mundo geek. O site conta com mais de 100 mil modelos, modelos entre gratuitos e tarifados, tem seus modelos desenvolvido por profissionais, e garante que todos foram testados e aprovados antes de se juntarem ao acervo.

Página da MyMiniFactory.
Figura 2. Página da MyMiniFactory.

Uma curiosidade sobre o site é a sua seção “scan the wolrd”, onde propõe a postagem de modelos imprimíveis de esculturas, e artefatos de representatividade cultural, escaneadas com uso de tecnologias simples, e acessíveis a todos. O objetivo é construir uma coleção de peças imprimíveis, que possuam representatividade, e informações culturais que sirvam de herança para o público em geral.

  • Cults

De origem francesa, a plataforma é uma comunidade e marketplace, isto é, lá é possível compartilhar ou vender seus arquivos para impressão. O site conta com mais de 115 mil arquivos disponíveis aos usuários.

Site do Cults.
Figura 3. Site do Cults.

O que mais chama atenção no Cults é o seu layout de apresentação da página, bem como a alta qualidade da imagens e peças disponibilizadas aos usuários.

  • Yeggi

Diferente de todos os outros citados anteriormente o yeggi, não é um repositório de arquivos para impressão 3D, isto é, ele não armazena ou disponibiliza nenhuma peça imprimível para download.

Página inicial do Yeggi.
Figura 4. Página inicial do Yeggi.

Então por que ele está nessa lista? Simples, o Yeggi é um mecanismo de busca de modelos 3D, ao pesquisar algum tempo no Yeggi, ele vasculha em todos os repositórios citados, e muitos outros, pelo termo procurado, e traz os melhores modelos disponíveis relacionados ao que foi solicitado.

Então, agora corre lá, escolhe seus favoritos, imprime e marca @inovector3d nas redes sociais para saber do que você mais gostou!

Compartilhe:

Deixe um comentário

Seu e-mail não será divulgado.

0

INÍCIO

X
Precisa de ajuda? Fale conosco